Na busca de conquistar objetivos e alçar voos cada vez maiores as organizações encontram diversas formas de investir em sua força para ganhar destaque e resultados cada vez melhores.
Nesta luta pela diferenciação num mercado tão competitivo, as empresas podem investir em tecnologia, estrutura, preço, estratégias inovadoras, marketing. Dentre todas as opções nada é tão poderoso quanto seu Capital Humano.
Por trás dos resultados estão os colaboradores- seu maior ativo, e quanto maior o investimento na potencialização do fator Humano mais impacto gera em seus resultados de forma positiva.
Neste cenário se destaca o Coach, profissional capacitado a auxiliar as organizações a extraírem o melhor do seu Capital Humano, por meio da aplicação de técnicas e ferramentas capazes de Transformações internas e aplicabilidade prática de planos de ações no dia-a-dia.
Coaching é um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional o (COACH) em uma parceria com o cliente.
Pesquisadas realizadas em instituições renomadas, enfatizam os retornos obtidos por empresas que investem em Coaching . Confira:
70% dos profissionais aumentaram seu desempenho após realizarem o processo de Coaching, e 86% das empresas que usam Coaching tiveram ROI de 100%;
48% das empresas realizam Coaching para desenvolver lideranças de alta performance.
Além disso, uma pesquisa feita pela PUC Campinas com 10 executivos que passaram por processo de Coaching, aponta que:
- 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir;
- 80% melhoraram a flexibilidade;
- 90% melhoraram a produtividade;
- 80% se mostraram mais abertos às mudanças organizacionais;
- 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos no trabalho.
Áreas de atuação mais comuns do Coaching no meio corporativo:
- Trabalhos com CEOs, gestores e executivos com foco em uma liderança eficaz e aplicação de melhorias em processos de gestão interna.
- Treinamentos que demandam aprendizado de uma nova cultura da empresa
- Desenvolvimento de competências na gestão de desempenho
- Sessões individuais com líderes para trabalhar nas questões pessoais e profissionais.
- Sessões em grupo, visando trabalhar objetivos e demandas específicas de áreas, desenvolvimento de uma equipe de alta performance.
- Gestão de Carreira e planos Sucessórios
- Melhoria de Produtividade e alinhamento aos resultados almejados
- Atuação na construção e orientação em processos de gestão de mudança
- Melhoria do clima interno.
- Alguns benefícios do Coaching
- Desenvolvimento da liderança
- Desenvolvimento de equipes, Melhoria nas Relações com a equipe
- Aceleração dos resultados, Reforço a mudanças Culturais Desejadas
- Retenção de talentos
- Ganhos de produtividade, qualidade e da Força Organizacional
- Desenvolvimentos de habilidades e competências do líder e da equipe.
- Maior direcionamento para a carreira
- Melhoria na tomada de decisões
- Gestão mais efetiva
- Cresce a produtividade pessoal
- Aumento da satisfação no trabalho
- Amplia o volume de negócios
Nos trabalhos desenvolvidos em empresas tenho estimulado a formação de uma Cultura de Coaching, objetivando trabalhar as diversas demandas internas da empresa com foco em resultado.
Esta ferramenta tem auxiliado as empresas na gestão diária e condução dos seus planos de ação.
Processo na Prática
Reunião de Apresentação
Reunião de Diagnóstico – Apresentação das Demandas e Necessidades Internas da Empresa
Apresentação do Escopo de Trabalho
Aplicação
Resultados de Acompanhamento e Avaliação