O Brasil e o Coaching

A história do Coaching no Brasil é relativamente nova. Na década de 90 e inicio do ano 2000 a metodologia era aplicada em multinacionais. Hoje o método já é uma realidade bem diferente. Com a entrada de algumas empresas de formação de Coaches no Brasil e crescimento de Brasileiras, o método se tornou acessível as pessoas , dentro e fora das Organizações.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria PwC, de 2009 a 2012, o número de coaches certificados no Brasil subiu de 350 para 1.100. Mesmo tendo quase triplicado, o país ainda está bem atrás da América do Norte e da Europa, onde há uma média de 40 coaches por cada milhão de habitantes.

Esta realidade traz uma oferta cada vez maior de profissionais que estão criando nichos de atuação para desenvolver uma clientela e se tornar conhecido. Isso é positivo se pensarmos que o Coaching é uma ferramenta que auxilia pessoas a alcançarem um objetivo. Ora quanto mais pessoas tem acesso maior o número de pessoas atendidas.

Por outro lado o mercado cresce na descrença de que isto é um modismo algo que tem prazo de validade. Como todo mercado valido e acho importante crescer e ter concorrência, pois temos um conhecimento disponível e isso dá a possibilidade a profissionais que querem trabalhar com pessoas mas não tiveram em sua área de atuação, desenvolverem.

Se estamos falando em um mercado em tempos de mudança e desenvolvimento de novas metodologias, faz total sentido. Mas como todo mercado cabe a nós escolhermos bons profissionais.

Fica a Reflexão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *