#Série – O poder da Psicologia aliada ao Coaching – Relacionamentos

O ambiente de trabalho nos dias atuais é responsável por cerca de 8 a 14 horas diárias do tempo dedicado do profissional o que representa cerca de 50 a 70% do nosso tempo, muito maior do que o período dispensado em atividades pessoais e familiares. Essa representatividade afeta cada vez mais as relações interpessoais, e demanda do indivíduo uma capacidade de perceber claramente os ambientes e estabelecer relações cada vez mais saudáveis para que seu dia-a-dia se torne mais leve e que facilmente consiga resolver os conflitos e problemas diários.

A primeira premissa básica da nossa realidade é que a pressão por resultados, a carga excessiva de trabalho e a alta competição são responsáveis por despertar o mau comportamento dos profissionais, segundo as professoras Christine Porath, da McDonough School of Business, e Christine Pearson, da Thunderbird School of Global Management, ambas nos Estados Unidos. “Eles dizem que não têm tempo para ser agradáveis”, afirma Christine Porath.

Desde 1998, a dupla de acadêmicas já entrevistou mais de 14.000 profissionais americanos e constatou que praticamente todo mundo (98%) já presenciou atitudes rudes no trabalho.

As consequências de um tratamento grosseiro no ambiente de trabalho são sérias e comprometem o resultado da empresa. “O trabalhador fica menos criativo, produz menos, com menos qualidade e, no limite, deixa a empresa”, afirma Christine Pearson. Além disso, uma pessoa tratada com incivilidade no local de trabalho reage de forma negativa, em certos casos retaliando abertamente. As estatísticas afirmam a importância de estabelecer relações cada vez mais saudáveis criando um universo positivo e mais produtivo. Mas como conseguir isto nos dias atuais?

A Psicologia Positiva estuda o peso dos aspectos positivos da vida humana, como alegria, felicidade, bem-estar e as atitudes de “desabrochar” e “florescer”, no equilíbrio físico e mental. Seu criador, o psicólogo americano Martin Seligman, a define como “o estudo científico do funcionamento humano ideal que visa descobrir e promover os fatores que permitem que indivíduos e comunidades prosperem”. Segundo Daniela Levy, psicóloga que está à frente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL), esta ciência pode tornar seus relacionamentos mais saudáveis e felizes.

Se a Psicologia é a Ciência que estuda e avalia comportamentos e trabalha as possíveis mudanças e a Psicologia Positiva pode tornar seus relacionamentos mais saudáveis, temos aí duas ferramentas fortíssimas para desenvolver trabalhos tanto no aspecto individual como no aspecto de grupo. Aliado a técnicas do Coaching este processo pode rapidamente converter um quadro negativo para um positivo.

A insatisfação com o trabalho é um problema que a cada dia afeta mais profissionais. Falta de concentração e de foco, produção reduzida e distração são algumas das características dos profissionais insatisfeitos. Pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association) mostrou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho.

Segundo a pesquisa, a insatisfação em 89% dos casos tem a ver com reconhecimento, em 78% com excesso de tarefas e em 63% com problemas de relacionamento. “Deixar o tempo passar sem fazer alguma mudança pode até deixar a pessoa doente. Ela entra em um círculo vicioso e tudo parece dar errado. Nesse momento, o melhor a fazer é procurar ajuda”.

Estamos conectados o tempo todo a relacionamentos, sejam eles com subordinados, pares, chefes, clientes, parceiros e com a forte pressão sobre resultados, aumento de competitividade e insatisfação, a importância de se focar em relacionamentos saudáveis torna-se um ponto crucial da vida, das empresas, dos negócios.

Não perca tempo demais para solucionar pequenos problemas para que eles não se tornem grandes.

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