A banalização do Coaching

Em um mercado em crise, com muitas pessoas desempregadas e na busca de novas oportunidades surge o Coaching, uma ferramenta focada no desenvolvimento de pessoas em um mercado carente de ajuda .

Há 10 anos atrás quando me formei na área de Coaching, a ferramenta era desconhecida e pouco utilizada no mercado, era difícil encontrar pessoas que entendessem a sua real necessidade. O mercado corporativo começava a fazer uso dela para um grupo muito pequeno de gestores e haviam ainda poucas métricas sobre o efeito dos seus resultados. Lá fora o mercado expandia vertiginosamente.

Hoje ainda pouco se entende sobre sua necessidade, o mercado no Brasil se expande. Muitos trouxeram a formação para cá. Uma ferramenta que expandiu ligeiramente em um mercado carente de desenvolvimento. De forma acelerada, as pessoas perceberam uma nova oportunidade de agregar valor a sua área e muitos leigos tomaram conhecimento da oportunidade de uma nova formação, pois a ferramenta tornou-se cada vez mais disponível e de fácil acesso.

Daí então a necessidade da formação de nichos se fez presente, e para trazer mais alguns pontos de conversão, bateu de frente e ainda bate com vários campos de atuação. Ou seja: incomodou e incomoda muita gente. Se entrar mais a fundo neste mercado verá que ela é utilizada de forma séria e como uma ferramenta de auxilio, mas também é de forma confusa com inúmeras outras técnicas gerando desconforto e descredibilidade.

Vejo inúmeros profissionais o tempo todo fazendo vídeos e explicando o que é o Coaching. Recebo um cem número de emails vendendo produtos. Mas o que realmente acredito ser a dificuldade do leigo é escolher. E na dúvida muitos preferem passar batido.

Mais uma vez, acredito que a importância aqui não é escolher fazer Coaching ou não ( o Coaching só é uma ferramenta formada de técnicas que auxiliam um profissional a auxiliar pessoas a sair de um lugar X e chegar a outro de uma forma mais rápida). Mas o que vem ao caso é Quem é o profissional com o qual você irá fazer Coaching? Qual a experiência deste profissional? O que a bagagem vai te agregar com a técnica aplicada|?

Mais do que Coaching saiba quem é o Coach.
Assim você conseguirá os resultados que almeja com mais efetividade! 

Até a próxima!

One thought on “A banalização do Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *