Coaching ou Terapia?

Várias vezes me deparo com Clientes que tiveram justamente esta dúvida.

São inúmeras as questões que levam as pessoas a não iniciarem um processo de Coaching por não saber exatamente para que serve ou em especial ter dúvidas quanto a procurar um Coach ou um Psicólogo.

Vamos simplificar o que parece complicado

Todas estas técnicas vieram para auxiliar cada vez mais as pessoas a se encontrarem, se resolverem, se potencializarem para serem mais completas e mais felizes. O que você diria se alguém chegasse com uma proposta de lhe ajudar a solucionar as questões que mais te aflingem hoje com objetivo de que você esteja mais completo, mais realizado, mais feliz.

Ora, isso não é fantástico!

O Universo disponibilizar milhares de técnicas que estão á disposição para que possamos como seres humanos e indivíduos nos tornarmos melhores, mais felizes.

Mas aqui vamos falar do que você precisa.

Coaching – é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

Coach: Ajuda o individuo a alcançar um resultado desejado. O Coaching é uma ferramenta criada a partir de conceitos de várias áreas, que consiste na aplicação de técnicas que tem por objetivo auxiliar pessoas a alcançarem resultados desejados de forma acelerada. Hoje o Coaching esta se segmentando e criando especialistas em áreas determinadas. Coaching Financeiro, de emagrecimento, de Carreira etc.

Metodologia: Sessões Individuais por tempo determinado.

Profissional que aplica: Profissionais que fizeram curso de formação em Coaching. Não necessariamente precisa de formação superior.

Psicologia- é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais. A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas, gerando resultados e benefícios com a mudança e melhoria de Comportamentos, DE PERCEPÇÃO E ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS através da análise e avaliação do indivíduo E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE O AJUDAM A CHEGAR A UM RESULTADO. 

Psicólogo – Ajuda o individuo no entendimento de questões que envolvem a mente, o comportamento e o cognitivo, aplicando técnicas que ajudam a chegar a um resultado final apropriado para a situação/questão trabalhada. Dentro da psicologia existem várias linhas de atuação . Gestalt, cognitiva, freudiana, junguiano. Os nomes destas linhas de terapia são complicados e por vezes ficamos na dúvida quando vamos consultar um terapeuta. Mas a verdade é uma só: quando for visitar um especialista, preste atenção se você se sente bem na presença dele e se ficaria à vontade para falar dos seus mais secretos sentimentos para esta pessoa. É isso que irá determinar uma boa relação no futuro. “Dificilmente as pessoas procuram um terapeuta por causa da linha usada por ele”, relata a psicoterapeuta Maura de Albanesi, diretora do Instituto de Psicologia Avançada

Metodologia: Sessões Individuais com tempo de duração Indeterminado ou Determinado em acordo a linha de terapia escolhida pelo clliente. Ou seja até você solucionar suas questões e ter alta ou com tempo determinado.

Profissional que aplica: Profissionais com curso superior em Psicologia complementando ou não diversos cursos em áreas especificas de Conhecimento.

Terapias alternativas –Terapia tem origem do Grego do verbo Therapeuo.Significa o tratamento para uma determinada doença pela medicina tradicional, ou através de terapia complementar ou alternativa. Temos aqui várias terapias alternativas que entram como técnica complementar no tratamento de doenças físicas ou questões emocionais

Acumpultura, Reflexogia– São terapias que auxiliam no tratamento de doenças e questões emocionais.

Metodologia: Sessões Individuais, dependendo da técnica e do problema uma sessão resolvera. Por exemplo já vi amiga com torcicolo se curar em uma sessão de Aculpultura.

Profissional que aplica: Profissionais especializados no assunto que fizeram cursos de aprendizado da Técnica. Não necessariamente precisa de curso superior.

PORTANTO O OBJETIVO FINAL É O MESMO AJUDAR AS PESSOAS A ALCANÇAREM UM RESULTADO MELHOR . O QUE MUDAM São AS TÉCNICAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS, A METODOLOGIA E O PROFISSIONAL QUE APLICA.

O que é ideal para você? Ambas as Técnicas podem auxiliá-lo na busca de seus objetivos, basta escolher o mais adequado para sua necessidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *