Porque em todo começo de ano fazemos inúmeros fechamentos e balanços e nos propomos incessantemente a começar tudo de novo?
A trava de mudança de número, a própria comemoração que chamamos de ano novo já remete a um processo de mudança. O próprio nome nos remete a algo novo, diferente.
A mente tem gatilhos mentais que se processam de forma involuntária e quando vejo já estou novamente nele.
São inúmeras as promessas que efetuamos neste período, sejam elas pessoais, como: vou emagrecer, parar de fumar, fazer academia, juntar dinheiro ou profissionais, como: mudar de emprego, fazer algo novo, fazer um curso etc. A verdade é que nos propomos, todos sem exceção, a fazer algo diferente.
A pergunta que me vem é porque não faço algo diferente agora?
Ficamos presos a um ciclo anual de recomeços sem nos dar conta que a todo dia estamos recomeçando.
A ideia aqui é pensar: se eu pudesse fazer algo diferente agora o que eu faria? O que eu começaria a fazer? Pode ser uma coisa bem boba, como tomar mais água, por exemplo, mas os ciclos de ação mostram que 21 dias de ciclo dentro de um novo comportamento alteram o mindset para mudança e a sua capacidade de realizar processos internos começa a produzir gatilhos de ação que tornam mais fáceis a migração para outros processos e ciclos de mudança.
O que acha de tentar? Nos próximos 21 dias se proponha a uma ação mesmo que simples e permaneça nela, após este ciclo me fale como foi. Se eu disser vamos começar agora você toparia?